Escolhemos abordar nossas Semanas Temáticas para exemplificar como a criatividade é exigida e é encarada como ferramenta essencial para que possamos elaborar e realizar projetos em educação que envolvam a troca de conhecimento das mais variadas maneiras.

As semanas temáticas são momentos nos quais todas as aulas, ou grande parte delas, é dedicada à elaboração e reflexão de um tema comum, através de oficinas, rodas de conversa, seminários, simulações e palestras. Isso se estende por toda a escola, do Infantil ao Ensino Médio.

Abaixo, uma forma de apresentar os temas pelos quais já passamos em nossas semanas temáticas, mas também um exemplo de um recurso de organização de ideias — o mapa conceitual:

Mapa conceitual – uma ferramenta de criatividade

Um MAPA CONCEITUAL é uma forma de se registrar pensamentos e conexões de ideias sem o compromisso disso ser linear, narrativo — algo mais circular graficamente: ideias em torno de um conceito, com muitas possibilidades de agrupamentos.

Abaixo, relembramos algumas dessas semanas

2012 | Semana MUROS

Havia uma preparação: dividir a escola na semana anterior.

Leia a programação elaborada em 2012:

Na semana que antecede a Semana de Humanidades não haverá aula na segunda e na sexta-feira devido aos feriados. De terça a quinta-feira a escola ficará dividida ao meio por um “muro” criado no pátio do colégio. Os alunos que estudam em cima não poderão passar para parte de baixo e os alunos de baixo não poderão passar para parte de cima. Mesmo no intervalo a divisão será mantida. O banheiro masculino da sala dos professores poderá ser utilizado pelos meninos, pois o banheiro masculino do F2 fica na parte superior da escola.

Teremos 5 grupos de pesquisa que trabalharão juntos durante a semana. Cada grupo terá um muro como tema de trabalho. Os 5 muros serão; Muro de Berlin, Muro da Palestina, Muro de fronteira EUA e México, Muros medievais e Muralha da China. Os alunos poderão escolher o grupo de acordo com os seus interesses, porém os grupos deverão ter um número equilibrado de participantes.

Divididos em 6º e 7º e8º e 9º anos, os alunos irão debater a questão “ Quão necessários e transponíveis são os muros criados por nós¿”. A experiência de divisão da escola e os vídeos assistidos servirão como base para o debate.

O professor Cassiano irá apresentar trabalhos relacionados ao tema muros, sua apresentação focará o trabalho Clara-Clara do artista Richard Serra. Os alunos irão construir um pequeno muro (pode ser de barbante, papel ou outro material) que exija que as pessoas mudem o seu trajeto dentro da escola. Ao longo da semana as pessoas terão que colocar neste muro ideias, textos ou imagens que forem despertadas a partir das atividades desenvolvidas. Ao final da semana teremos uma produção coletiva em forma de muro representando tudo aquilo que foi realizado. Para que a aula possa ser realizada com um grupo não muito grande de alunos, dividiremos os outros alunos em seus grupos para orientar a pesquisa que será realizada durante a semana.

Os alunos receberão um mapa de um continente fictício, com uma história e um tratado fictícios, povoado por pessoas de diferentes línguas, origens e religiões, e terão que pensar em como estabelecer as fronteiras deste continente sem promover o conflito entre as pessoas e sem desrespeitar a natureza física da região. Os alunos terão até o final da semana para pensar neste problema e no ultimo dia da semana cada grupo irá apresentar a sua solução.

Os alunos terão contato com notícias sobre os muros pesquisados e analisarão imagens presentes em alguns destes muros. Após a leitura e discussão destes textos e imagens os alunos terão que pensar em uma forma de intervenção artística no muro da escola.

Cada um dos grupos vai receber uma música que contenha o tema dos muros ou fronteiras, terão que analisar a letra da música, elaborar uma imagem e um texto que represente a ideia de fronteira presente na letra, apresentar as produções aos outros grupos e postá-las no muro construído no inicio da semana.

Sempre que formos passar  um filme, parte dos alunos ficarão assistindo e a outra parte realizando a pesquisa.

A programação da semana:

Instalação do muro e registros

A queda do muro

Reflexões sobre os muros fronteiras e delimitações

Outras Semanas

2011 | Semana de ciências corpo e saúde